quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Quem é Jesus e por que Deus o enviou?

O Filho de Deus se manifestou para restaurar a comunhão do ser humano com Deus e resgatar a imagem e semelhança divina em nós que ficou deturpada pela ação do pecado cometido por Adão e Eva. O Pai não enviou Jesus para morrer por pessoas bondosas. Ele veio ao mundo para se sacrificar por gente ruim, cheia de pecados, que erram todos os dias. (Lc 5:32) “Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, ao arrependimento”.
            O nome JESUS deriva do verbo hebraico SALVAR. Esse nome mostra o caráter principal da missão do Filho de Deus: salvar a humanidade. Em Isaías 7:14 está escrito: “Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.”
Jesus veio ao mundo como homem porque nasceu de uma mulher; e como homem sentiu as mesmas coisas que nós. Mas como Filho do Deus Eterno, nasceu de uma mulher VIRGEM (impossível para um homem), mas possível para Deus; e por isso enxergava como o Pai. Ou seja, Jesus veio em duas naturezas: humana e eterna.
(Is 9:6) “Porque um menino nos NASCEU, um filho se nos DEU; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.
(Mt 18:11) “Porque o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido”. Foi por isso que quando o anjo Gabriel foi enviado a Maria, para anunciar que ela havia sido escolhida como a mãe do Messias, ele revelou a ela também o nome que deveria dar à criança: Jesus. (Lc 1:26-31) “No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo! Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação. Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus.”
            Em Apocalipse 1:8, Jesus é chamado de o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Jesus se referiu a si mesmo como a Videira verdadeira: (Jo 15:1) “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor”, o Bom Pastor: (Jo 10:11) “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas”, a Luz do Mundo (Jo 8:12) “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas; pelo contrário, terá a luz da vida”, e o Pão da Vida (Jo 6:35) “Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede”. Todos esses nomes mostram que Jesus é o mantenedor da vida; aquele que alimenta a nossa alma e traz luz e vida eterna. Além disso, a presença dele atrai milagres, porque Jesus é divino.
(Lc 10:38) “Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com Ele.”
(Ef 3:20) “ [Ele] é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.”
            Jesus veio para nos libertar, trazer salvação e vida eterna; mas a sua presença não significa que não teremos lutas nem passaremos por tempestades em nossas vidas.
Às vezes estamos na presença de Deus, firmes e fiéis a Ele, mas mesmo assim estamos sendo provados, passando pelo deserto, por dificuldades, mas não podemos nos esquecer que Deus só prova aqueles que Ele quer aprovar, Ele não te livra do fogo, mas te livra no fogo. É o que está escrito em Marcos 4:35- 41: “Naquele dia sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem. E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco, e outros barcos o seguiam. Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água. E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança. Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé? E eles, possuídos de grande temor (respeito, obediência), diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”
 Ele permite que as lutas venham para provar nossa fé. Uma vez ouvi um homem de Deus dizer que Deus é um investidor, que Ele só investe naquilo que dá certo; que mesmo cheios de pecados, fazendo tudo o que desagrada ao Pai, Ele só não nos matou ainda porque nos enxergou como seremos daqui a alguns anos, Ele viu os frutos e os lucros que daremos. Quanto maior é a nossa luta, maior será a nossa vitória; quando elas se manifestam, aqueles que estão firmes em Deus não caem, mas são exaltados; já os que estão afastados do Pai caem, e muitas vezes pensam que Deus não existe, que Ele não está vendo nada. Mas Deus é Senhor, Ele sabe de tudo o que passa na nossa vida (Sl 121:3) “Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda”, ou seja, Deus não dorme. (Pv 15:3) “Os olhos do Senhor estão em todo o lugar, contemplando os maus e os bons”. (Jó 34:21) “Porque os olhos de Deus estão sobre os caminhos de cada um, e ele vê todos os seus passos”. Ele conhece os nossos passos, e sabe o nosso futuro, Ele nos viu antes mesmo que nós nascêssemos.
(Sl 139:16) “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda”.
            Ao enviar seu Filho, Deus fez pessoalmente contato conosco a fim de livrar da morte eterna aquele que nele crê.
(Rm 2: 21-24) “ Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; pois ele quando ultrajado não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente, carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.”
            (Jo 3:1-21) “Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. A isto respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu-lhe Jesus: em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito... Se, tratando de coisas terrenas não credes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem [que está no céu]. E de modo porque Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna...Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do  unigênito Filho de Deus. O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as sua obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.”
            O Senhor nos diz que se não nascermos de novo, da água e do Espírito não poderemos ver o Seu Reino. Ou seja, Ele fala daqueles que não forem batizados com a água e pelo Espírito Santo. Quando alguém se batiza, este, morre para a vida antiga, e nasce para uma vida nova em Cristo Jesus. Jesus Cristo foi batizado por João Batista quando adulto; e como adulta, a pessoa tem capacidade para escolher a quem servir, qual caminho seguir. (Mt 3:11,1316) “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo... Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galileia para o Jordão, a fim de que João o batizasse. Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Mas Jesus respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu. Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário